domingo, 25 de maio de 2014

Viajando ao paraíso com Bois de Paradis, Parfum Del Rae

E aí cheirosos, tudo certo?
Como estou levemente "impedida" de resenhar perfumes devido à um probleminha de saúde (passageiro), resolvi colar aqui a resenha do perfume que hoje encabeça o number one da minha wish list (lista de desejos)

Ele. O Perfume onde os 2 flaconetes com coisa de...0,2 ml que tenho desse nectar me fazem querer chorar de emoção (eu sou exagerada. Mas acho que tu já sabe disso, né vero?).


Só é encontrado fora do Brasil. Daí tu já viu, compra o perfume e banca o cafezinho bem caro do congresso, é brabo, desestimula. Mas uma hora dou jeito de conseguir um frasco.

Vamos à resenha publicada originalmente no Facebook:

Este é um desafio hercúleo. Estou para resenhar um dos aromas mais estupendos - se não o mais - que conheci. Obviamente que não tive contato nem com a ponta do Iceberg da perfumaria de nicho. Mas conheço pessoas que sim..e afirmam o mesmo. Espero que esteja à altura! 


Parfum Delrae é uma casa de nicho na perfumaria mundialmente conhecida entre os perfumistas do mundo inteiro. Curiosamente, é americana!Foi criada em São Francisco por DelRae Roth, um apaixonado por perfumes. Suas características são: originalidade, complexidade, alta concentração das essências (de 17% a 20%, praticamente Parfuns) e qualidade incomparável.

A foto, obviamente, não ilustra um frasco que possuo. O que tenho é coisa de meio ml, talvez menos, em um flaconete minúsculo.

O suficiente para.....bem, relato daqui a pouco.

Vamos às notas:

Rosa Francesa, Amora, Especiarias, Figo, Âmbar, Notas Amadeiradas, Resinas, Incenso.

Relatei em outras resenhas e reitero: observaram que os perfumes de nicho geralmente não apresentam pirâmide? Nem sexo? 

E um detalhe ainda mais intrigante...é que o Bois de Paradis é provocador nesse sentido. Olhando suas notas, pensa-se em....só isso? Mas ele não detalha quais especiarias...quais madeiras, quais resinas....é uma viagem ao paraíso de cada nariz e cada pele. Sua complexidade é tamanha que provavelmente, descrevendo-o em miúdos, teria tantas notas quanto um Poison. Mas cabe à você descobrir os seus encantos. Você observa as notas, você dirás o que sente. 

Bem...Bois de Paradis se traduz do francês como "Madeira do Paraíso". Eu diria que está mais como pedaço do paraíso. 

Como não amar?

Vamos è ele. Lembrando...é a minha pele e nariz, ok? Provavelmente mudará na sua.

Storyline:


Você está sozinho, o ar está um pouco frio. Tu sentes o verde de folhas e sumos, de madeiras úmidas. Talvez algo mais queimado, especiado, como uma fogueira feita de madeira de canela. Sopra uma brisa. Densa, verde e estranha floresta se abre a sua frente, após um campo quase ermo de vegetação. Para...fecha os olhos novamente ...o que o inunda é tão complexo que seus olhos e músculos se contraem afirmando....não é desse mundo.



Sinto pimenta...pimenta vermelha, cominho, talvez gengibre. O âmbar dá um soquinho, mostrando sua face resinosa...como aquele âmbar natural, encontrado no tronco de uma árvore. Agora...realmente não sei dizer qual madeira, adocicada, um pouco alavandada. Pau-rosa?



Sim, é isso mesmo! Um cheiro vivo.....observo notas herbais, verdes, misturados à um âmbar MUITO presente, como alguma planta mais perfumada..manjericão? 

Mas não é como uma floresta humana, comum. Parece mais com Valfenda (Rivendell), aquela cidadela belíssima dos elfos, em Senhor dos anéis.

Valfenda em O Senhor dos Anéis


Sim, o herbal, o orgânico. E os figos. Tenros, doces, muito maduros. Alguns até caídos do pé. Doce, doce melífluo e vivo...é como sentir o aroma da floresta e mordendo uma fruta tenra e suculenta pega diretamente do pé. 

Precisa gostar de figos, são muito presentes em toda a evolução. E sim, eu sinto muito bem a nota de Tonka e de Benjoin, que dão um tom de madeira adocicada levemente gourmand, quando unidas. Não, não constam na pirâmide.... Mas..suas notas estão no nariz que as sente, né vero?

O incenso é a caixa que carrega as demais notas. Discreta no início, mas passado uns 40-50 minutos....reina, absoluto, adocicando ainda mais a faceta mais enigmática e densa. Aprofunda muito, quase amendoada, desce alguns degraus da inocência rumo ao profano.

Bois de Paradis, se fosse visto na forma de cor....começa rosa suave...passa pelo verde...aos poucos alavanda e termina no coral, quase carmim. 

Não, ele não é de modo algum libidinoso. Sua faceta obscura e intrigante, seus segredos o levam para perfumes que te provocam a senti-los com o âmago, com o estômago. Mas não é de modo algum, terreno, físico. É completamente etéreo.

Diria que Bois de Paradis...é como um anjo. Não tem sexo definido, te provoca mas não entrega o seu sublime segredo, apenas te convida. 

Termina leve, discreto, amadeirado suave, unido ao âmbar.

Sublime. Estupendo e insubstituível.

Sabe quem eu me sinto usando-o, perscrutando seus segredos? 

Ben Wishaw como Jean Baptiste Grenouille em Perfume
Jean-Baptiste Grenouille. O icônico personagem se um dos livros mais fantásticos que já 
li...e um dos filmes mais intrigantes: O Perfume.


Se tu gostas de ler...obrigação. Se gostas de cinema...nem preciso dizer.

E se puderes sentir Bois de Paradis..se entregue e entre na fila das pessoas que fissuram mas ainda não podem ter um frasco para ser seu.

Bjs de K-Pax

8 comentários:

  1. Você conseguiu expressar com belas palavras a magnitude desse perfume. Parabéns. Tenho uma amostra que pra mim é um tesouro, louca por um frasco, a dificuldade em compra-lo está me deixando triste, nas lojas que encontro não enviam para o Brasil, tenho medo de me aventurar por via shipito (vai sair uma quantia absurda) e não sei comprar pelo Ebay, então estou estudando o que fazer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidinha, é o sonho realizado. Simplesmente etéreo, o primeiro da minha lista. Já vi pra comprar na First in Fragrance, que entrega no Brasil. Mas anda tão difícil....Acho que seria melhor vc fazer amizade com alguém que more fora, EUA ou Europa, pedir para comprar pra você e te enviar por pessoa física. Nunca mais comprei fora, confesso que desestimulei depois que fecharam as portas. Mas algum dia da minha vida eu terei um frasco!

      Excluir
    2. Verdade Carla. Algum dia nós duas teremos um.

      Excluir
  2. Viajei contigo, Carla. Principalmente curiosei com coração e fundo do perfume. Vou tentar encontrar amostra dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dâmaris, obrigatório conhecer! Acho que a Li tem ele, se não me engano a primeira amostra que tive veio dela. Não tenho certeza, faz uns 1,5 anos que troquei com ela. Mas precisa conhecer para nos presentear com uma resenha linda!

      Excluir
  3. Olá gostei muito da sua página achei legal a pimenta vanilla, ficou bem legal e os perfumes... Parabéns...

    ResponderExcluir
  4. Olá gostei muito da sua página interessante e também perfumada com a pimenta vanilla, senhorita Carla b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carlos! As vezes demoro um pouco para postar, aquilo, precisa estar inspirado para escrever algo relevante. Acompanhe sempre que puderes!! bjxxx

      Excluir

Apimente o PV, seu comentário é muito importante!